sábado, 4 de junho de 2016

                                                                 Parte 1
 Samanta e Daniel tem dois filhos André e Thiago. O casal tem diferenças de temperamento e comportamento mas o sonho de ter uma menina. Quando Mahara chega, a filha tão desejada Daniel não se contém de tanta alegria. Ela era linda loira dos olhos azuis porém ficou um pouco preocupado por não chorar imediatamente ao nascer.
   Começaram a observar que Mahara ficava muito quieta e parada, diferente dos outros filhos. O pai levou-a ao pediatra que dizia que cada criança tinha o seu desenvolvimento próprio.
   Um certo dia um casal amigo levou seu filho Bruno que havia nascido na mesma época de Mahara para uma visita. Enquanto ele brincava ela estava apenas sentada com sua boneca. A família ficou convencida a procurar ajuda medica, já que aos dois anos ela ainda não andava. Constatou-se que não havia nada de anormal organicamente mas que ela sofria de retardo mental.
   Era preciso encarar a realidade. Mãe e pai discutem Daniel quer que a filha freqüente uma escola regular mas Samanta acha que deva colocá-la numa escola especial. O sentimento de amor entre o pai e Mahara sempre foi muito forte. Ele se preocupava com o futuro da filha portadora de deficiência especial.
   Quando Mahara faz cinco anos senhora Niedja uma jovem psicóloga que dirige uma escola para deficientes no bairro é vista como uma solução prática para Samanta.
    O pai sempre enfatizava o sonho de que Mahara freqüentasse uma escola regular e tivesse a garantia dos seus direitos de cidadã.
   O material escolar são copos,escovas de dentes e talheres de plástico mnas de cores variadas . Com o tempo, o pai observa o acerto da decisão de colocá-la naquela escola, já que ela sempre voltava alegre todos os dias e fazendo progressos no aprendizado. Começa a ir ao banheiro sozinha, amarra os sapatos, veste a roupa, toma banho, come sem derramar a comida na mesa e usa de forma correta os talheres.
   O tempo vai passando  Mahara já é uma adolescente mas não tem noção do perigo. Ela aprende a escrever e esta alfabetizada.
    A mãe recebe um convite para passar um ano como professora residente nos Estados Unidos. Mas prefere renunciar tudo já que não pode levar a filha devido ao choque cultural a que ela seria submetida.
    Daniel sugere que Samanta vá para os Estados Unidos com Tiago. E Sara a avó paterna vai morar com eles para ajudar a cuidar de Mahara que terá a companhia de seu irmão André. Nas férias eles vão visitar a mãe nos Estados Unidos.
     A psicóloga Alexia que também tem um filho deficiente chamado Roberto promete a Samanta que vai visitar Mahara. Roberto Mahara se tornam amigos.
     Ao chegarem as cartas da mãe, Daniel e Mahara soletram os enunciados e consideram uma vitória.

                                             Parte 2
             
   Samanta volta dos Estados Unidos realizada e feliz. André se forma em medicina e Tiago cursa direito.
   Niedja chama os pais para uma conversa e sugere que Mahara seja matriculada numa escola intermediaria regular. Na escola, ela encontra simpatia e discriminação mas é corajosa.
    Com o tempo, Daniel percebe que a convivência com a filha o fez crescer como ser humano e descobrir a profundidade da palavra amor. Acredita e tem esperanças no amanhã, que será um novo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário